Governo de SP abre consulta pública sobre concessão da travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela
22/11/2024
Travessia entre Natividade da Serra e Paraibuna também está em pacote de concessão à iniciativa privada. Imagem de arquivo - balsa em Ilhabela
Caio Gomes/ Tribuna do Povo
O Governo de São Paulo abriu nesta sexta-feira (22) uma consulta pública para que a população possa opinar sobre o projeto de concessão de travessias de balsa do estado à iniciativa privada.
Entre as travessias em que há previsão de concessão estão a do Litoral Norte, entre São Sebastião e Ilhabela, e a da represa de Paraibuna, entre Paraibuna e Natividade da Serra.
A abertura da consulta pública foi publicada no Diário Oficial do Estado de SP e prevê um espaço para “colher sugestões e contribuições da população” sobre o projeto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Governo apresenta projeto para concessão da travessia de balsa
Tudo o que envolve o projeto - documentos técnicos, estudos e as minutas de edital e contrato - estão disponíveis em uma sala de dados no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Os interessados em opinar sobre o projeto precisam acessar o acesso pelo e-mail [email protected], incluindo nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade.
O projeto
O objetivo do governo estadual é conceder as 14 linhas aquaviárias do estado no formato de parceria público-privada (PPP) para operação, manutenção e realização de investimentos para exploração do sistema de travessias hídricas. A concessão faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP).
As 14 linhas a serem concedidas incluem a travessia de balsa de São Sebastião-Ilhabela e a travessia de balsa de Natividade da Serra-Paraibuna.
O projeto prevê a renovação completa da frota, implantação de 20 novos terminais - além da reforma dos terminais existentes -, redução dos tempos de fila e eletrificação das travessias.
O investimento total previsto é superior a R$ 1 bilhão. Segundo o governo, os valores das tarifas serão mantidos.
Fila na balsa de Ilhabela
João Mota/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina